Em tempos de crimes virtuais, cybercriminosos e golpes online, a segurança digital é uma preocupação redobrada. Neste caso, o certificado de segurança é essencial e prioridade para garantir a confiabilidade de um determinado site.
Desta maneira, se um site ou portal recebe uma certificação digital, é mais garantido que não terá problemas de segurança. Isso porque as informações são criptografadas e torna mais difícil uma invasão e desvio de dados e até mesmo de dinheiro.
Na prática, quando se fala em certificado de segurança, também é o básico que se pode oferecer para os clientes de um site, portal ou e-commerce. Atualmente, não existe obrigatoriedade no uso, mas é altamente recomendável.
Certificado Digital SSL (Secure Socket Layer)
O certificado de segurança também é chamado de Certificado Digital SSL (Secure Socket Layer), e cobre tanto o site quanto o servidor onde o mesmo está hospedado. E, quando maior for o nível de segurança, melhor é a credibilidade.
E o que pode parecer gasto extra também pode ser uma forma de faturar. Isso porque um site com certificado de segurança tem melhor ranking e posicionamento no Google. Consequentemente é mais fácil de achar nos motores de buscas e o retorno com receitas de publicidades via adsense é mais provável.
De acordo com os especialistas em TI, quando há um certificado de segurança, os programas maliciosos e os hackers têm chances praticamente nulas de conseguir invadir o espaço e roubar dados. Portanto, esse investimento vale a pena quando se trata de confiabilidade virtual.
Como saber se o site tem certificado?
Para quem está de fora e vai navegar em um determinado site, como saber que ele tem um certificado? Na prática, é bem simples e um detalhe faz toda a diferença. Por exemplo, as urls dos portais começam como o nome de HTTP://. No entanto, quando há um certificado de segurança, aparece o HTTPs://.
Por fim, existem diversos tipos de certificados de segurança para o site. Entre eles, podemos destacar o DV SSL, OV SSL, EV SSL, Wildcard e Multi-Domain Certificate. E, com o certificado de segurança, se torna mais fácil fazer transações com cartões de crédito, evitando que os dados fiquem expostos e gerem cobranças indevidas.
Enfim, além de proporcionar mais segurança, o certificado vai proporcionar ganhos financeiros e credibilidade para aquele determinado site ou portal que utiliza o recurso.