Quando criamos um site ou um blog, a expectativa é sempre de ter muitos acessos e um bom retorno com as publicidades do Google. No entanto, para ter resultado, é necessário muito trabalho, disposição e, principalmente, seguir algumas regras, principalmente em relação à hospedagem.
Por exemplo, quando se tem um site pequeno, um plano de hospedagem básica vai atender àquela necessidade do cliente. Mas, quando começa a crescer, o ideal é usar planos maiores, com as chamadas hospedagens VPS (servidor privado virtual), que vai garantir maior agilidade.
Em alguns casos, é recomendado até ter um servidor físico próprio, dedicado apenas ao seu site. Naturalmente, em um projeto de menor porte, não há necessidade de um investimento mais alto.
Como escolher uma boa hospedagem?
Primeiramente, é importante fazer teste de navegação em sites específicos, que avaliam o tráfego e mostram em que nível está o seu projeto. Se perceber que está em crescimento, pode ser interessante a troca por uma hospedagem mais forte.
Quando a hospedagem não suporta mais aquela quantidade de tráfego, o site fica lento e, muitas vezes, até mesmo sai do ar, prejudicando o faturamento e a credibilidade. Neste momento, pode avaliar a troca pelo chamado servidor dedicado.
Depois, deve ainda avaliar a capacidade do servidor em disco rígido, pois, nele ficam os arquivos de fotos, vídeos e textos do seu site ou blog e esse tamanho não é ilimitado. Então, se houver aumento do uso e o espaço apertarem, é hora de trocar o plano de hospedagem.
O tipo de site também influencia no desempenho e os mais comuns são os sites institucionais, ecommerce, blog, portal e one Page, cada um com uma função. Neste caso, é importante ainda definir qual deles vai utilizar.
Índice de update
Para garantir a confiabilidade de seu site, também deve buscar empresas adequadas para fornecer o suporte. Neste caso, busque na internet um serviço que tenha 99% de update ou mais.
Isso vai garantir o não-travamento do site e minimiza o risco de ficar fora do ar por excesso de tráfego. Inclusive, vale lembrar que os usuários estão online 24 horas por dia e, portanto, o site também precisa ter 100% de disponibilidade.
Uma hora que fique fora do ar, poderá trazer muito prejuízo, financeiro e institucional, para a sua empresa. Afinal de contas, a confiabilidade é essencial em um projeto.
Por fim, também avalie o suporte oferecido pela empresa, pois, os problemas surgem de forma inesperada. Neste caso, é necessário um suporte adequado e rápido, que resolva em pouco tempo e recoloque o seu site em condições o mais rápido possível.